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sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dicas para Aumentar a Imunidade.

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas. O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais: essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores. Como reforçar sua imunidade? Alimentar-se bem. A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável. Praticar exercícios físicos. Os exercícios físicos devem ser feitos 4 vezes por semana de 30 a 40 minutos. Manter as mãos sempre limpas. Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental. Evitar colocar a mão na boca. Manter a casa limpa e arejada. Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. De acordo com nutricionistas, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo. Alho e Cebola. Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano. Tomate. Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Cenoura e Brócolis. Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. Laranja, manga, morango e pimentão. Ricos em Vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência. Castanha do Pará, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes. Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo. Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais. Como esses alimentos contêm zinco e selênio, a deficiência pode causar diversas doenças imunológicas. Ômega 3 (azeite e salmão). Auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo. Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto. Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo. Água. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas. Suco verde. Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C). Suco de frutas. Nutritivos e cheios de vitaminas. Chá de gengibre. Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo. Saiba mais sobre o gengibre. Chá verde. Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres. Chá de Anis. O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados. O que Evitar Estudos comprovam que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruir os invasores. A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica.

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